Star Wars: Galaxy’s Edge

No dia 15 de agosto de 2015, durante a maior convenção de fãs da Disney – a D23 – Bob Iger, CEO da Walt Disney Company, anunciou os planos de construção de duas novas áreas temáticas – uma na Disneyland Califórnia e outra no Disney’s Hollywood Studios na Flórida. Na época, sem um nome designado, Iger destacou… “será um local ocupado por diferentes tipos de habitantes: humanoides, alienígenas, e androides… as atrações e tudo ao seu redor, farão parte de um enredo. Nada será fora do contexto.”

Essas palavras são muito importantes: desde cedo, a Disney estava apontando para uma experiência de imersão – e não simplesmente uma “área” dentro de um parque temático.

As construções foram iniciadas simultaneamente nos dois locais, mas as inaugurações aconteceram em momentos diferentes: primeiro na Disneyland California (31 de maio de 2019) e no dia 29 de agosto de 2019 no Disney’s Hollywood Studios, da Walt Disney World.

Eu tive a oportunidade de visitar as duas versões e elas são idênticas – não existe qualquer diferença substancial nas duas.

Bem-vindo(a) ao planeta BATUU…

 

Lembre-se, a franquia Star Wars conta com uma legião, de proporções impressionantes e de alcance mundial, que é muito apaixonada e, de certa forma, muito exigente.

Sendo assim, para evitar comparações, a Disney resolveu que a nova área temática não seria inspirada, nem retrataria nenhum lugar dos filmes da franquia. Foi escolhido um pequeno planeta, chamado BATUU, que teve uma rápida menção em um livro (Star Wars: Thrawn – Alliances de 2018). O objetivo principal: criar uma nova narrativa, um novo destino no mundo de Star Wars.

Nesse planeta, você vai chegar em uma pequena vila, um entreposto junto às partes mais remotas do planeta, chamada Black Spire Outpost… é um ponto de encontro de mercenários, contrabandistas e marginais oriundos de diferentes cantos da galáxia.

A Disney enviou times de arquitetos, paisagistas e até engenheiros ambientais para locais como Marrocos, Turquia e Israel, para estudar as construções, efeitos de ambientes áridos, culturas, etc., e usar isso como pontos de inspiração no projeto.

Mas existe um ponto fundamental e importante no enredo de sua experiência em Batuu… você vai visitar o Black Spire Outpost em um momento crítico: o recente desembarque das forças tiranas da PRIMEIRA ORDEM. Com essa ocupação, começam também a aparecer os esforços e as ações rebeldes da RESISTÊNCIA, que está infiltrada no meio da população comum da vila.

Imersão total…

 

Desde o início desse projeto, a Disney buscou algo distinto de todo e qualquer desenvolvimento feito anteriormente… e tudo foi focado no conceito de que, mais do que em qualquer outro local ou parque temático, quando você entra em Galaxy’s Edge, você tem a sensação literal de estar em outro mundo.

Um exemplo desse tipo de experiência: em Batuu, os cast members (funcionários da Disney) estão atuando como habitantes regulares do planeta e a interação deles com você, segue um enredo. Você não vai ouvir, deles, nada referente ao “mundo real” e tudo é como se você estivesse no meio do conflito entre a Primeira Ordem e a Resistência… você pode ser abordado por tropas da Primeira Ordem, que irão dirigir-se a você de forma intimidadora e ríspida, como também você pode encontrar, nas sombras e nos cantos, membros da Resistência, que irão tentar cooptar seus esforços.

Como toda a vila, Black Spire Outpost conta com um mercado – mas não espere encontrar os típicos souvenirs dos parques Disney… aqui serão somente vendidos produtos relacionados ao estilo de vida do planeta: roupas, utensílios, armas e, é claro, andróides.

Para incrementar esse efeito de imersão, você pode utilizar o aplicativo de celular “Play Disney Parks” que pode ser utilizado como uma ferramenta:  pode ser um tradutor, ou para ajudar a desvendar segredos, completar missões reais e até permitirão que alguns dos habitantes do planeta possam “conhecer” você, mesmo antes de você chegar lá.

Atrações…

 

Star Wars: Galaxy’s Edge, nas suas duas versões (Califórnia e Flórida), conta com duas atrações:

– Star Wars: Rise of the Resistance : a grande atração dessa nova área, uma dark ride que coloca você no meio de uma batalha entre a Primeira Ordem e a Resistência… é uma atração revolucionária e com uma escala que nunca foi vista, antes, em qualquer parque da Disney. O enredo aqui é que você está precisando fugir do planeta de Batuu, pois a Primeira Ordem estaria no seu encalço e você é encaminhado para um veículo (nave) de resgate… Mas nada vai acontecer de acordo com o planejado… no meio do resgate, seu grupo será aprisionado pela Primeira Ordem e transportado para um dos destróieres deles… e é aqui que, em um plano de fuga, que você irá passar o maior tempo dessa atração… Ah, no meio disso tudo, você ainda irá encarar o supervilão Kylo Ren.

– Millennium Falcon: Smugglers Run : um mega-simulador, no qual você fazparte da tripulação da espaçonave mais adorada de todos os tempos: o Millennium Falcon. Mas a experiência começa já desde o início da fila e você passa por diferentes ambientes, inclusive o famoso lounge da tripulação da nave. Além disso, acontecem interações com animatronics (figuras animadas criadas pela Disney) de última geração (os modelos A1000).  A experiência culmina com uma missão, onde você faz parte da equipe que pilota a nave: são dois pilotos, dois operadores de armas e dois engenheiros de voo… aí outro ponto importante: a interação de cada pessoa é decisiva no resultado de experiência. Sendo que nunca uma experiência será igual à outra… as ações das 6 pessoas resultam em experiências inéditas.

A gastronomia de Batuu…

 

O conceito de total imersão se estende, é claro, até naquilo que você pode saborear quando estiver visitando Black Spire Outpost, que conta com as seguintes opções de restaurantes ou stands de comida…

Oga’s Cantina: como toda e qualquer vila de renegados, nada mais apropriado do que uma cantina escura e pitoresca. Para mim, é uma das melhores experiências dentro da nova terra! É um bar apertado e as chances de você ter que ficar em pé é grande… mas os momentos aqui são sempre muito divertidos – com a interação que você pode ter com os cast members e com a seleção de músicas do DJ R3X – um robô muito simpático. Não oferece pratos grande – somente uns aperitivos – e você precisa reservar com antecedência… faça isso, pois vale muito a pena!

Docking Bay 7 Food and Cargo: essa vai ser uma opção de “quick service”, instalada dentro de um hangar de reparos de espaçonaves. Aqui, o Chef Strono “Cookie” Tuggs, estará oferecendo pratos com ingredientes oriundos de diversos pontos da galáxia… O quão exótico é? Os sabores serão bem familiares, mas serão acompanhados por surpresas em termos de cores e texturas – variações em pratos como carne assada, frango, costelinhas de porco, etc.

Ronto Roasters: um lugar como Black Spire Outpost, precisa ter a sua “comida de rua” … Esse é outro quick service, que criativamente vai se valer de um foguete de uma nave de corrida para assar as diferentes carnes que são usadas em sanduíches e wraps.

Milk Stand: nesse quiosque você encontra a bebida, para todas as idades, mais consumida pelos habitantes de Batuuu… trata-se de um leite colorido: na versão azul e verde. Para os que são intolerantes à lactose, e afins, um aviso: não é realmente um derivado de leite…, mas algo parecido com uma vitamina a base de leite de arroz e levemente congelada para dar uma textura de milk-shake. O sabor da versão Azul é uma mistura de melão com frutas-silvestres, já a versão Verde é algo mais cítrica.

Kat Saka’s Kettle: é claro que Black Spire Outpost teria que ter a sua pipoca! Só que, nesse quiosque, a pipoca recebe as influências de diferentes mundos e é colorida, doce e temperada com sabores inusitados.

Ponto Orlando Star Wars Galaxy's Edge 001

O Mercado e as lojas de Black Spire Outpost…

 

A vila tem um mercado público e diferentes lojas, todas comandadas por famílias diferentes, e onde tem uma constante interação (com cast members e com animatronics).

Lembrando o que já foi comentado anteriormente: aqui você não vai encontrar produtos usuais que você vê em outras partes do parque…. são produtos relacionados ao enredo e não fogem, nem um pouco, disso.

Eis as lojas que você encontrará por lá:

– Dok-Ondar’s Den of Antiquities: relíquias e antiguidades de todas as partes das galáxias. Essa é uma loja linda: você pode ver o  Dok-Ondar, um alienígena que coleciona antiguidades e que fica cuidado do caixa da loja. Repare também nas decorações das paredes e teto!

– Savi’s Workshop: esse é um dos pontos mais disputados da vila… é aqui que você customiza e compra o seu sabre de luz! Você precisa fazer uma reserva para poder entrar!

– Droid Depot: você pode configurar e customizar seu próprio robô. Ele irá interagir com você, com o ambiente (principalmente dentro de Black Spire Outpost) e com outros androides.

– First Order Cargo: a Primeira Ordem também tem a sua loja aqui! E ela vende uniformes, ferramentas e outros produtos.

– Resistance Supply: se a primeira ordem tem, a Resistência também! Aqui vendem uniformes, pins, ferramentas, material de treinamento e mais.

Reação…

Quando lançaram o primeiro filme da franquia Star Wars, eu tinha 9 para 10 anos… e eu me lembro, como se fosse hoje, o momento que eu entrei no cinema e cada segundo da primeira vez que eu vi o filme… Sou um fanático? Não, longe disso. Mas Star Wars permeou parte da minha infância e adolescência. E isso não aconteceu somente comigo, mas com milhões de pessoas no mundo inteiro. A relação com essa franquia é intensa e carregada por lembranças e emoções.

A primeira vez que entrei na nova área foi em agosto de 2019, na versão californiana… e quando eu vi a nave Millennium Falcon estacionada na minha frente, a reação foi de uma emoção inesperada – e é o que normalmente você testemunha acontecer com outras pessoas. A minha paixão e admiração por Batuu e o Black Spire Outpost foi instantânea!

Poucas semanas depois, entrei na versão de Orlando e a reação foi igualmente intensa! Mas fica destacada uma constatação importante: os cast members da Flórida dão um show à parte, superando o que fazem na costa oeste.

Essa é uma área que as pessoas gastam muito, mas muito tempo… são muitas as interações, são muito os detalhes (visuais, sonoros e até olfativos) e claro, as atrações são muito boas!

Na Flórida…

 

A Star Wars Galaxy’s Edge fica dentro do Disney’s Hollywood Studios. Possui duas entradas: um portal que fica próximo à atração dos Muppets, na Grand Avenue e outro que fica logo ao fundo da Toy Story Land.

 

Abaixo, os vídeos exclusivos, do Ponto Orlando, sobre Star Wars: Galaxy’s Edge na Flórida:

Comments

Leave a comment