Qual o melhor mês para ir à Disney ?

Ponto Orlando Melhor mes para ir a Disney - Orlando 001

Uma das perguntas que o Ponto Orlando mais recebe – seja via suas mídias sociais, por e-mails diretos ou mesmo em nossas conversas, é quando seria a época certa para você vir visitar Orlando e suas atrações…

As respostas podem variar de acordo com o ponto específico de sua dúvida: você quer saber quando existe menor movimento? Você está querendo saber quando está mais quente ou mais frio? Quer saber quando se concentram alguns eventos? Ou está buscando meses que contam com preços mais reduzidos?

Já escrevemos alguns posts sobre as diferentes épocas em Orlando (não deixe de conferir, clicando AQUI). Como também sobre o efeito dos feriados americanos sobre o movimento dos parques (Clique AQUI) ou até as diferentes estratégias para encarar dias de parques cheios (imperdível, clique AQUI). Mas faltava escrever um post que agrupasse diferentes características – e o efeito delas – em cada mês do ano.

Primeiramente, vamos comentar algumas informações importantes sobre cada uma dessas características… depois iremos listar os meses com suas médias.

Temporadas e Movimento nos parques…

Orlando, já faz um tempo, deixou de ter uma alta e uma baixa temporada. O movimento costuma ser grande e uniformemente distribuído durante o ano.

Mas sempre é importante lembrar uma coisa: 90% do movimento dos parques e da cidade, é composto pelo público doméstico, ou seja, AMERICANOS… somente 10% são os estrangeiros. É claro que estamos falando de 10% de 70 milhões (é muita gente), mas o grande impacto é da movimentação dos americanos (da Flórida ou de fora dela). Ou seja: as férias e os feriados americanos irão determinar – diretamente – o quanto os parques estarão cheios. Não importa se é Carnaval no Brasil, ou se são férias escolares na Argentina… esses públicos não lotam parques – são os americanos que o fazem.

Meses lotados: segunda metade de março, abril, junho, julho, agosto (até o dia 20), final de novembro e período das festas em dezembro

Meses com menor movimento: fevereiro e setembro.

 

Temperaturas…

Um grande amigo do Ponto Orlando, o Erich Pontoldio, do blog “Eu Amo A Disney”, costuma brincar: “O clima de Orlando é bipolar…”. Sim, ele tem toda a razão – especialmente no inverno.

As estações são, praticamente duas: a de calor muito forte (maio a setembro); e a de calor mais fraco, com alguns momentos de frio (resto do ano).

O inverno de Orlando pode ter noites e inícios de manhã bem frios, mas se for um dia de sol, você já vai ter largado o casaco por volta do meio dia. É muito comum você passar o dia com bermuda e camiseta no meio do inverno… e quando uma frente fria vem, ela costuma ficar por 3 ou 4 dias, sendo logo seguida por dias mais quentes.

A única certeza: o verão só tem dias quentes… e põe calor nisso!

É importante também destacar que, entre junho e novembro, a costa leste americana tem sua temporada de furacões… Isso não significa que eles irão acontecer, mas sim que existe a necessidade de se acompanhar os boletins e alertas… a intensidade mais alta dessa temporada é exatamente entre o meio de agosto e o início de outubro.

 

Diárias de Hotéis…

A variação de preços de diferentes temporadas, em Orlando, é considerável. Se pegarmos a diária média dos hotéis da região central da Flórida, em 2017, o mês mais alto foi março, com média de US$ 165,00*… já o mês mais baixo foi agosto, com o valor médio de US$ 124,00*. Os meses mais caros são: fevereiro, março, abril e dezembro. Já os mais baixos são: agosto e setembro.*Fonte: Statistica – The Statistics Portal

 

Eventos e Feriados…

Existem alguns eventos que podem atrair um maior movimento para Orlando, independente da temporada. As festas de Halloween ou os diferentes festivais, podem contribuir para um movimento maior em datas específicas – sendo assim, sempre pesquise os calendários com antecedência.

 

Sazonalidade de Compras…

Como em qualquer lugar do mundo, por aqui você também encontra algumas datas específicas, ou até períodos, que mais descontos são oferecidos nos diferentes segmentos do comércio. Nos Estados Unidos, a data mais famosa é o Black Friday, a sexta-feira após o Thanksgiving Day – que acontece na quarta quinta-feira do mês de novembro.

 

Vamos ver o Mês a Mês…

 

JANEIRO

Nível de Movimento: a primeira semana do mês costuma ter um movimento bem grande. Depois as multidões costumam diminuir, ficando em um nível MÉDIO.

Temperaturas Médias: altas de 21˚C e baixas de 9˚C.

Feriados: Dia 01 – normalmente o comércio está fechado; Martin Luther King Jr. Day, observado na terceira segunda-feira do mês – sem escolas e serviços públicos.

FEVEREIRO

Nível de Movimento: nível MÉDIO para BAIXO, somente costuma estar mais cheio no final de semana do President’s Day.

Temperaturas Médias: altas de 22˚C e baixas de 10˚C.

Feriado: President’s Day, acontece na terceira segunda-feira do mês – sem escolas e serviços públicos, comemora o aniversário de George Washington.

Compras: dia 14 de fevereiro é o Valentine’s Day e, em conjunto com o “feriado” do President’s Day costumam ser usados como motivos de algumas promoções.

MARÇO

Nível de Movimento: o mês começa com um movimento MÉDIO, mas as multidões do Spring Break começam a chegar a partir do dia 15, passando a ser ALTO movimento.

Temperaturas Médias: altas de 25˚C e baixas de 14˚C.

Feriados: sem feriados, mas com algumas datas importantes: normalmente no segundo domingo do mês é o início do horário de verão americano e, no dia 17, é comemorado o St. Patrick’s Day, quando os bares e pubs costumam lotar. Os diferentes estados americanos passar a ter o seu Spring Break na segunda metade do mês.

ABRIL

Nível de Movimento: bem ALTO. Efeito dos diferentes períodos de Spring Break e da eventual incidência da Páscoa nesse mês. Também, é um período com muitas pausas nas escolas da Flórida o que atrai – e muito – o público local.

Temperaturas Médias: altas de 28˚C e baixas de 17˚C.

Feriados: sem feriados.

MAIO

Nível de Movimento: é um mês de movimento MÉDIO, mas atenção com o final de semana do Memorial Day – fora o dia do Natal, esse costuma ser o feriado que mais lota os parques.

Temperaturas Médias: altas de 31˚C e baixas de 20˚C.

Feriados e dias especiais: o dia 05 de maio não é um feriado, mas celebra a cultura mexicana aqui nos EUA, bares e restaurantes costumam lotar; Memorial Day, comemorado na última segunda-feira do mês, para muitos é a abertura oficial do verão e é um período de quebra de recordes de público nos parques!

Compras: o dia das Mães, segundo domingo do mês, costuma vir com uma boa dose de promoções.

JUNHO

Nível de Movimento: ALTO, por conta do início das férias escolares americanas.

Temperaturas Médias: altas de 33˚C e baixas de 23˚C.

Feriados: sem feriados ou datas especiais.

Compras: diferente do Brasil, o Dia dos Pais, nos EUA, é celebrado no terceiro domingo de junho, e sempre vem com muitas promoções no comércio.

JULHO

Nível de Movimento: ALTO, férias escolares americanas.

Temperaturas Médias: altas de 33˚C e baixas de 25˚C.

Feriados: dia 04 de julho, que marca a data da independência dos Estados Unidos, dia oficial do churrasco e de grandes queimas de fogos – normalmente, comércio funciona parcialmente – e, especialmente nesse dia, a lotação dos parques costuma atingir altos níveis.

AGOSTO

Nível de Movimento: costuma ser ALTO até o dia 15, depois passa a ser médio. O que determina essa flutuação é o início das aulas em vários estados americanos.

Temperaturas Médias: altas de 33˚C e baixas de 26˚C.

Feriados: sem feriados.

Compras: normalmente no primeiro ou segundo final de semana do mês, é realizado o Tax Free Weekend, para compras relacionadas ao retorno às aulas: existem regras, mas com critério e atenção, você pode comprar, em algumas lojas, sem a incidência do Sales Tax (7%).

SETEMBRO

Nível de Movimento: BAIXO, esse é o melhor mês para quem quer um movimento menor.

Temperaturas Médias: altas de 32˚C e baixas de 25˚C.

Feriado: na primeira segunda-feira de setembro, é comemorado o Labor Day, equivalente ao Dia do Trabalho – observado por escolas e serviços públicos.

OUTUBRO

Nível de Movimento: MÉDIO para ALTO… o final de semana que antecede o Columbus Day pode trazer grande movimento. Os finais de semana que acontecem os diferentes eventos de Halloween também podem atrair mais gente.

Temperaturas Médias: altas de 29˚C e baixas de 20˚C.

Feriado: na segunda segunda-feira de outubro, é comemorado o Columbus Day, aniversário de Cristóvão Colombo – observado por escolas e serviços públicos.

NOVEMBRO

Nível de Movimento: o início do mês, até dia 20, tende a ter um movimento MÉDIO, depois passa a ter grande visitação, por conta do Thanksgiving.

Temperaturas Médias: altas de 26˚C e baixas de 15˚C.

Feriados: o mais importante feriado americano, pois é observado por todos, independente de religião/credo, o Thanksgiving, acontece na quarta quinta-feira de novembro – é um feriado onde as famílias se reúnem, por isso, durante o dia de Thanksgiving, boa parte do comércio e serviços ficam fechados.

Compras: o dia seguinte ao Thanksgiving é o famoso Black Friday, maior feriado de descontos e compras nos EUA.

DEZEMBRO

Nível de Movimento: até o dia 20, o movimento é MÉDIO. Depois disso é muito, mas muito, ALTO.

Temperaturas Médias: altas de 22˚C e baixas de 11˚C.

Feriado: normalmente, dia 25 de dezembro é um dia onde muita coisa está fechada – inclusive alguns restaurantes.

Compras: a partir do meio do mês, muitas promoções e horários dilatados para as compras de Natal.

CONCLUSÃO

Seria imprudente e errado apontar o melhor mês para você visitar Orlando… tudo dependo do critério que você escolhe… épocas de grande movimento, garantem também mais atrações… meses mais calmos, podem ter os parques com horários reduzidos e com algumas atrações em manutenção.

Ou seja, não existe mês bom ou ruim, existe o mês que encaixa com o seu objetivo de viagem – é só se informar e planejar.

Comments

Leave a comment