EPCOT – nosso favorito…

Ponto Orlando Parques da Disney Epcot 1

Parques da DisneyDicas da Disney

 

Muitos não sabem, mas a idéia original que Walt Disney tinha para a Flórida era construir primeiro o EPCOT e não o Magic Kingdom. A sigla EPCOT significa Experimental Prototype Community Of Tomorrow (Protótipo Experimental da Comunidade do Futuro) e a proposta era criar uma cidade de verdade – que incorporaria elementos de entretenimento e de uma vida normal. Todas as terras que foram adquiridas enquanto Walt era vivo tinham como objetivo principal esse conceito. Mas logo após seu falecimento, a administração da Disney (até então familiar) optou por construir uma quase réplica da Disneyland, parque da Califórnia, nas terras da Flórida. Assim surgiu o Magic Kingdom, inaugurado em 1971.

Ponto Orlando Parques da Disney Epcot 2

A Disney Company esperou um certo tempo para se certificar do sucesso da operação na Flórida e, aos poucos, foi modificando algumas coisas do conceito original de Walt, e em 1982, no mesmo dia que o Magic Kingdom fez 11 anos, foi inaugurado o EPCOT.

Ponto Orlando Parques da Disney Epcot 2

Respeitando alguns dos pontos fundamentais do plano, o EPCOT nunca foi um parque que dependesse somente de grandes atrações – a idéia central sempre foi ter um espaço de contemplação e para aprender coisas novas… O conceito educativo foi muito mais forte no começo e, com o passar do tempo e as muitas modificações, isso foi ficando mais diluído.

Modificações? Sim, já foram muitas! A única atração que ainda continua muito parecida com a original é a ‘Spaceship Earth” localizada na esfera central do parque… Outras mudaram muito ou até completamente: Universe of Energy, Journey into Imagination e The Land eram totalmente diferentes. Existiram inclusive pavilhões que foram inteiramente transformados: onde hoje é o Test Track, antes era o World of Motion, além disso, um pavilhão inteiro foi desativado – chamava-se Wonders Of Life (atualmente é usado para eventos especiais).

Uma das áreas que sofreu menos modificações: o World Showcase e seus países… ainda com muita coisa original.

Mas a comparação com outros parques da Disney não é tão apropriada para o EPCOT – algumas pessoas dizem que ele não é tão divertido, ou que faltam brinquedos… Em nossa opinião, isso reside em uma característica: no Epcot a atração é outra – fica na curtição e contemplação do parque como um todo… nas caminhadas pelos países, nos passeios pela calçadas com estrelinhas do Future World, nos restaurantes, bares e, principalmente, no vai e vêm animado dos visitantes…. E aí estava a visão principal de Walt Disney. Ele queria algo diferente de um parque temático – ele queria que o visitante fosse a grande figura de destaque.

Ponto Orlando Parques da Disney Epcot 4

Mas não existem atrações interessantes no Epcot? É claro que sim, mas elas não vão e nem precisam tomar todo o seu dia: chegue cedo (e marque os FastPasses+) para atrações como Test Track (favorita), Soaring (a mais disputada) e curta com calma os passeios no “The Seas with Nemo & Friends” e no “Listen to the Land”… Os dinossauros do Universe of Energy também são legais e a Journey Into Imagination normalmente não têm filas. É claro, a já mencionada “Spaceship Earth” é passeio fundamental também… Mas não esqueça: organizando-se bem, essas atrações podem ser feitas até a hora do almoço…. A partir daí começa a parte mais calma e contemplativa do passeio ao parque: visitar, e principalmente curtir, cada país do World Showcase.

Ponto Orlando Parques da Disney Epcot 5

Uma das novidades que o EPCOT trouxe e ainda não foi superado: não existe parque temático com tamanha seleção de excelentes restaurantes – isso, por si só, uma das grandes atrações do parque: todos os países oferecem opções incríveis – desde a “Oktoberfest” no Biergarten Restaurant da Alemanha, às duas opções na França, ou no Japão, México, China…. Além disso, o Epcot oferece bares sensacionais (com horários dilatados), que ficam às margens do lago central: La Hacienda de San Angel (México), Spice Road Table (Marrocos) e o Rose & Crown Pub (Inglaterra). Para reservar sua mesa em um ou mais restaurantes, clique na frase a seguir: Parques da Disney – Restaurantes Epcot.

Ponto Orlando Parques da Disney Epcot 7

Ponto Orlando Parques da Disney Epcot 8

O show noturno, IllumiNations: Reflections of Earth, é um dos mais emocionantes que os Parques da Disney oferecem e é um dos preferidos de todos os visitantes. E é no Epcot que a Disney prepara seus melhores eventos anuais: o Flower & Garden Festival, que acontece na primavera (Março à Maio) e o fantástico (e imperdível) Food & Wine Festival, um dos maiores festivais gastronômicos do mundo, que acontece entre Setembro e Novembro, todos os anos.

Walt Disney queria promover emoções com atrações como Piratas do Caribe e Mansão Assombrada… Mas também sonhava com emoções mais simples e contemplativas, com a curtição de uma boa caminhada e, principalmente, pela fantástica experiência do intercâmbio de diferentes nações… Para as primeiras emoções você têm o Magic Kingdom, mas para as outras, nosso favorito: o Epcot.

Ponto Orlando Parques da Disney Epcot 6

Para a página oficial do EPCOT, com a lista de atrações e todas demais informações, clique a frase a seguir: Parques da Disney – Epcot.

Parques da Disney – EPCOT. Dicas da Disney. Dicas de Orlando. Viagem para Disney. Parques de Orlando. O que fazer em Orlando. Ponto Orlando

Parques da DisneyDicas da Disney

 




Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.