Orlando: qual a melhor época para ir?
Parques da Disney e Orlando – Temporadas
Nós do PONTO ORLANDO, conhecemos Orlando e seus parques desde 1980 e vivenciamos diferentes momentos no turismo por aqui. Os últimos anos têm demonstrado o grande sucesso que Orlando representa como produto turístico e, sinceramente, estão ficando raros os dias em que o movimento dos parques da disney e Orlando é pequeno – ainda bem!
Existem meses em que o movimento continua intenso, mas que está um pouco mais administrável do que em outros.
Existem, também, considerações importantes sobre a temperatura – Orlando têm fortes variações climáticas durante o ano. Abaixo, vamos tentar descrever esses atributos em cada mês do ano.
JANEIRO e FEVEREIRO: meses mais frios – e, aqui, as temperaturas podem surpreender, com noites bem geladas – mas é o período com menores índices de chuva. Nesses dois meses, o movimento não é tão forte, com algumas ressalvas durante a semana do Presidente (que começa na terceira semana de Fevereiro e sempre atrai o público local da Florida). Se essa semana coincidir com o carnaval, espere um movimento ainda maior, com turistas brasileiros, latino-americanos e europeus.
MARÇO e ABRIL: meses com temperaturas muito agradáveis. No final de Março têm início o Festival de Flores e Jardinagem no EPCOT (que vai até o início de Maio). São meses que têm um movimento médio – com alguns picos de maior público por conta das férias de primavera para os americanos (mas como não são datas uniformes no país, esse movimento acaba se diluindo entre as semanas).
MAIO e JUNHO: o calor (e as chuvas) começam a voltar, principalmente em Junho – mas lembre-se que, quando falamos em “chuvas”, normalmente são tempestades que não duram muito tempo. Em Maio o movimento só é grande no final de semana do Memorial Day (que acontece sempre na última segunda-feira de Maio). Em Junho, o movimento começa a tomar mais corpo – começam as férias de verão dos americanos, canadenses e ingleses (esses dois últimos, os líderes dos visitantes internacionais em Orlando).
JULHO: calor, muito calor e, pelo menos, uma tempestade por dia (geralmente no começo da tarde). É um mês de muito movimento – têm seu dia mais movimentado no dia 04, dia da independência americana. É também quando chegam as excursões de adolescentes do Brasil e da Argentina (las quinceaneras). Esse mês exige uma estratégia totalmente diferente: chegar muito cedo nos parques (as excursões aparecem depois das 10 da manhã), buscar um intervalo durante o calor da tarde, voltando aos parques no começo da noite. Talvez o mês que fica mais indicado buscar um hotel próximo (dentro) aos parques (seja Disney ou Universal).
AGOSTO e SETEMBRO: ainda muito calor e as mesmas chuvas diárias. Agosto têm, sempre, um movimento bem forte e esse movimento segue forte em Setembro até o Labor Day (primeira segunda de Setembro), a partir daí, baixa sensivelmente e têm início uma das mais tranqüilas fases do ano.
OUTUBRO: para o PONTO ORLANDO, o melhor mês para curtir a cidade e seus parques. As temperatura são agradáveis e ainda quente o suficiente para aproveitar as piscinas e parques aquáticos. Nesses meses estão acontecendo eventos incríveis: o Food & Wine Festival no Epcot e as festas de Halloween no Magic Kingdom e Universal Studios. Mesmo com tudo isso, o movimento é moderado.
NOVEMBRO e DEZEMBRO: meses em que a temperatura começa a baixar e as noites podem ser mais frias. Novembro têm pouco movimento até os seus últimos dias (quando acontece o feriado de Ação de Graças – Importante: no dia seguinte é o Black Friday, melhor dia para compras nos Estados Unidos). O movimento no mês de Dezembro é tranqüilo até a semana anterior ao Natal – sendo que a semana entre o Natal e o Ano Novo, é sempre, a de maior movimento nos parques. Mas temos que sempre destacar: impossível ver a Disney mais bonita do que na época do Natal.
Em resumo têm tudo e para todas as vontades, mas gostaríamos de deixar uma observação importante para o final: normalmente, quando o grande movimento acontece é quando mais interessante estão os parques: com mais atrações abertas e com horários de funcionamentos mais dilatados – não evite o movimento, mas sim use estratégias criativas para aproveitar tudo com todos.
Parques da Disney e Orlando – Temporadas
Comments