Star Wars: Galaxy’s Edge – Agosto de 2019

 

IMG_2547

 

Parques da Disney – Viagem Disney

 

No dia 15 de agosto de 2015, durante a maior convenção de fãs da Disney – a D23 – Bob Iger, CEO da Walt Disney Company, anunciou os planos de construção de duas novas áreas temáticas – uma na Disneyland Califórnia e outra no Disney’s Hollywood Studios na Flórida. Na época, sem um nome designado, Iger destacou… “será um local ocupado por diferentes tipos de habitantes: humanoides, alienígenas, e androides… as atrações e tudo ao seu redor, farão parte de um enredo. Nada será fora do contexto.”
Essas palavras são muito importantes: desde cedo, a Disney estava apontando para uma experiência de imersão – e não simplesmente uma “área” dentro de um parque temático.

As construções foram iniciadas simultaneamente nos dois locais, em abril de 2016 e em julho de 2017, também na expo da D23, Bob Chapek, que comanda a divisão de Parks e Resorts da Disney, anunciou que o nome seria: Star Wars – Galaxy’s Edge.

No dia 7 de março de 2019, durante uma conferência com acionistas, Bob Iger finalmente anunciou as datas das aberturas em cada um dos destinos:
– Primeiro, será na Disneyland California: no dia 31 de maio de 2019.
– Abertura no Disney’s Hollywood Studios: dia 29 de agosto de 2019.

Principalmente nas últimas semanas, muita coisa começou a ser apresentada e antecipada, sendo assim, o Ponto Orlando resolveu compilar os detalhes mais importantes para você…

Courtesy by Disney

Courtesy by Disney

Bem-vindo(a) ao planeta BATUU

Lembre-se, a franquia Star Wars conta com uma legião, de proporções impressionantes e de alcance mundial, que é muito apaixonada e, de certa forma, muito exigente.
Sendo assim, para evitar comparações, a Disney resolveu que a nova área temática não seria inspirada, nem retrataria nenhum lugar dos filmes da franquia. Foi escolhido um pequeno planeta, chamado BATUU, que teve uma rápida menção em um livro (Star Wars: Thrawn – Alliances de 2018). O objetivo principal: criar uma nova narrativa, um novo destino no mundo de Star Wars.
Nesse planeta, você vai chegar em uma pequena vila, um entreposto junto às partes mais remotas do planeta, chamada Black Spire Outpost… é um ponto de encontro de mercenários, contrabandistas e marginais oriundos de diferentes cantos da galáxia.

A Disney enviou times de arquitetos, paisagistas e até engenheiros ambientais para locais como Marrocos, Turquia e Israel, para estudar as construções, efeitos de ambientes áridos, culturas, etc., e usar isso como pontos de inspiração no projeto.

Mas existe um ponto fundamental e importante no enredo de sua experiência em Batuu… você vai visitar o Black Spire Outpost em um momento crítico: o recente desembarque das forças tiranas da PRIMEIRA ORDEM. Com essa ocupação, começam também a aparecer os esforços e as ações rebeldes da RESISTÊNCIA, que está infiltrada no meio da população comum da vila.

Courtesy by Disney

Courtesy by Disney

Imersão total

Desde o início desse projeto, a Disney buscou algo distinto de todo e qualquer desenvolvimento feito anteriormente… e tudo foi focado no conceito de que, mais do que em qualquer outro local ou parque temático, quando você entrar em Galaxy’s Edge, você vai ter a sensação literal de estar em outro mundo.
Um exemplo desse tipo de experiência: em Batuu, os cast members (funcionários da Disney) estarão atuando como habitantes regulares do planeta e a interação deles com você, seguirá – de maneira rígida – um enredo. Você não vai ouvir, deles, nada referente ao “mundo real” e tudo será como se você estivesse no meio do conflito entre a Primeira Ordem e a Resistência… você pode ser abordado por tropas da Primeira Ordem, que irão dirigir-se a você de forma intimidadora e ríspida, como também você pode encontrar, nas sombras e nos cantos, membros da Resistência, que irão tentar cooptar seus esforços.
Como toda a vila, Black Spire Outpost irá contar com um mercado – mas não espere encontrar os típicos souvenirs dos parques Disney… aqui serão somente vendidos produtos relacionados ao estilo de vida do planeta: roupas, utensílios, armas e, é claro, androides.
Apesar de ainda não ter havido qualquer anúncio específico, até o uso do dinheiro será diferente… e provavelmente não serão aceitos dólares ou qualquer moeda “do mundo real”. Isso ainda não ficou claro – mas o que se comenta é que ou as Magic Bands, ou um aplicativo de celulares, deverão ser o meio de pagamento.
O que me leva a destacar outro ponto importante: aplicativo de celulares: pelas informações que estão surgindo recentemente, o aplicativo “Play Disney Parks” será fundamental para que você aproveite a sua experiência em Batuu… uma ferramenta que será utilizada como tradutor, ou para ajudar a desvendar segredos, completar missões reais e até permitirão que alguns dos habitantes do planeta possam “conhecer” você, mesmo antes de você chegar lá.

Courtesy by Disney

Courtesy by Disney

Atrações

Star Wars: Galaxy’s Edge, nas suas duas versões (Califórnia e Flórida), contará com duas atrações:

– Millennium Falcon: Smugglers Run : um mega-simulador, no qual você poderá fazer parte da tripulação da espaçonave mais adorada de todos os tempos: o Millennium Falcon. Mas a experiência começa já desde o início da fila e você irá passar por diferente ambientes, inclusive o famoso lounge da tripulação da nave. Além disso, acontecerão interações com animatronics (figuras animadas criadas pela Disney) de última geração (os modelos A1000). A experiência culmina com uma missão, onde você irá ter que ajudar a pilotar a nave: serão dois pilotos, dois operadores de armas e dois engenheiros de voo… aí outro ponto importante: a interação de cada pessoa será decisiva no resultado de experiência. Sendo que nunca uma experiência será igual à outra… as ações das 6 pessoas irão resultar em experiências inéditas. O legal é que, combinando com o aplicativo de celular, a experiência irá repercutir na interação com os habitantes de Batuu, quando você sair da atração… eles irão saber como foi a sua participação na missão!

– Star Wars: Rise of the Resistance : uma dark ride que colocará você no meio de uma batalha entre a Primeira Ordem e a Resistência… como na situação anterior, a experiência irá começar muito antes de você “entrar” na atração – sendo que a fila passa a ser parte fundamental do roteiro. A ideia é que você irá começar em uma floresta, onde existe uma base militar da Resistência, aqui você será informado de uma missão que o transportará para uma espaçonave e junto com você estará BB8, o simpático robozinho dos filmes mais recentes. Mas nada vai acontecer de acordo com o planejado… no meio do transporte para a espaçonave da Resistência, seu grupo será aprisionado pela Primeira Ordem e transportado para um dos destroieres deles… e é aqui que, em um plano de fuga, que você irá passar o maior tempo dessa atração… Ah, no meio disso tudo, você ainda irá encarar o supervilão Kylo Ren. As notícias que chegam, dão conta que essa é – em tamanho – uma das maiores atrações já desenvolvidas pela Disney… com espaços gigantescos, que irão impressionar a todos.

Courtesy by Disney

Courtesy by Disney

A gastronomia de Batuu

O conceito de total imersão se estende, é claro, até naquilo que você pode saborear quando estiver visitando Black Spire Outpost, que contará com as seguintes opções de restaurantes ou stands de comida…

Oga’s Cantina: como toda e qualquer vila de renegados, nada mais apropriado do que uma cantina escura e pitoresca. E é aqui que você poderá ver, conhecer e até interagir, com os visitantes mais estranhos desse planeta… É um bar, sendo assim, uma boa seleção de drinks intergalácticos será oferecida – em versões alcoólicas e não alcoólicas. Prepare-se para sabores e apresentações bem inusitados.

Docking Bay 7 Food and Cargo: essa vai ser uma opção de “quick service”, instalada dentro de um hangar de reparos de espaçonaves. Aqui, o Chef Strono “Cookie” Tuggs, estará oferecendo pratos com ingredientes oriundos de diversos pontos da galáxia… O quão exótico será? A Disney afirma que os sabores serão bem familiares, mas serão acompanhados por surpresas em termos de cores e texturas – serão variações em pratos como carne assada, frango, costelinhas de porco, etc.

Ronto Roasters: um lugar como Black Spire Outpost, precisa ter a sua “comida de rua” … Esse é outro quick service, que criativamente vai se valer de um foguete de uma nave de corrida para assar as diferentes carnes que serão usadas em sanduíches e wraps.

Milk Stand: nesse quiosque você vai encontrar a bebida, para todas as idades, mais consumida pelos habitantes de Batuuu… trata-se de um leite colorido: na versão azul e verde. Para os que são intolerantes à lactose, e afins, um aviso: não é realmente um derivado de leite…, mas algo parecido com uma vitamina a base de leite de arroz e levemente congelada para dar uma textura de milk-shake. O sabor da versão Azul é uma mistura de melão com frutas-silvestres, já a versão Verde é algo mais cítrica.

Kat Saka’s Kettle: é claro que Black Spire Outpost teria que ter a sua pipoca! Só que, nesse quiosque, a pipoca recebe as influências de diferentes mundos e é colorida, doce e temperada com sabores inusitados.

Courtesy by Disney

Courtesy by Disney

O Mercado e as lojas de Black Spire Outpost

A vila tem um mercado público e diferentes lojas, todas comandadas por famílias diferentes, e onde você terá uma constante interação (com cast members e com animatronics).
Lembrando o que já foi comentado anteriormente: aqui você não vai encontrar produtos usuais que você vê em outras partes do parque…. são produtos relacionados ao enredo e não fogem, nem um pouco, disso.
Eis as lojas que você encontrará por lá:

– Dok-Ondar’s Den of Antiquities: relíquias e antiguidades de todas as partes das galáxias.

– Savi’s Workshop: esse será um dos pontos mais disputados da vila… é aqui que você ira customizar e comprar o seu sabre de luz!

– Droid Depot: você poderá configurar e customizar seu próprio robô. Ele irá interagir com você, com o ambiente (principalmente dentro de Black Spire Outpost) e com outros androides.

– First Order Cargo: a Primeira Ordem também tem a sua loja aqui! E ela vende uniformes, ferramentas e outros produtos.

– Resistance Supply: se a primeira ordem tem, a Resistência também! Aqui vendem uniformes, pins, ferramentas, material de treinamento e mais.

Além das lojas, você mais encontrar tendas, no mercado, que venderão diferentes produtos, incluindo brinquedos, “pets” alienígenas, acessórios, etc.

Photo by Ponto Orlando

Photo by Ponto Orlando

Reação

Quando lançaram o primeiro filme da franquia Star Wars, eu tinha 9 para 10 anos… e eu me lembro, como se fosse hoje, o momento que eu entrei no cinema e cada segundo da primeira vez que eu vi o filme… Sou um fanático? Não, longe disso. Mas Star Wars permeou parte da minha infância e adolescência. E isso não aconteceu somente comigo, mas com milhões de pessoas no mundo inteiro. A relação com essa franquia é intensa e carregada por lembranças e emoções.
Na última semana de fevereiro de 2019, a Disney convidou um grupo de jornalistas para visitar as obras na versão californiana da Galaxy’s Edge… no grupo, todo adulto, encontravam-se jornalistas renomados de veículos como Travel & Leisure, Los Angeles Times, New York Times, Wired, etc… os relatos dão conta que, mesmo com todas as obras ao redor, quando o grupo se deparou com a Millennium Falcon, estacionada, imponente, na frente de todos, a melhor palavra que usaram foi “comoção”… e que teve muito marmanjo derramando lágrimas… em baldes.

Courtesy by Disney

Courtesy by Disney

Na Flórida

A versão de Galaxy’s Edge, aqui na Flórida, vai ser praticamente igual a que está sendo simultaneamente erguida na costa oeste, mas aqui a operação vai iniciar em duas fases: na inauguração, no dia 29 de agosto, somente a atração do Millennium Falcon estará em funcionamento. Em uma segunda fase, ainda sem data, mas esperada para o final de 2019, a atração Rise of the Resistance, finalmente, abrirá suas portas.
A área terá sua entrada em um portal que fica próximo à atração dos Muppets, na Grand Avenue…. a saída se dará na Toy Story Land, entre os banheiros e a atração Alien Swirling Saucers.

Courtesy by Disney

Courtesy by Disney

Multidões

Sim, essa é a maior novidade da história recente dos parques da Disney e não têm precedente algum… as expectativas são grandes, mas muita gente acredita que a realidade irá ultrapassar qualquer previsão mais otimista. Pelo andar da carruagem, esse será um lugar de uma verdadeira peregrinação… A Disney está se preparando, mas é bom avisar, principalmente ao público brasileiro, que têm profunda resistência ao tamanho das filas, que as coisas aqui serão em uma proporção sem igual… mas que, mesmo que imensamente longas, as filas irão reservas surpresas e experiências muito legais e que irão impactar, positivamente, na sua relação com o tema!

O Ponto Orlando, assim que as informações forem atualizadas, estará repassando todo e qualquer detalhe adicional.

Desde já, agradecemos e reconhecemos os inputs e ajudas de outros influenciadores, que fomentaram discussões e compartilharam informações, como: Jim Hill Media, WDW Radio, TouringPlans.com, D23.com, Disney Food Blog e o site oficial da Walt Disney World. Além do constante apoio e interação de parceiros como Alyson Darugna (@clubewdw), Erich Pontoldio (@euamoadisney) e de grandes amigos, que devem ficar anônimos, que estão muito próximos daquilo que está sendo desenvolvido na Disney Parks.

 

Parques da Disney – Viagem Disney

 




Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.